terça-feira, 1 de novembro de 2011

Combo (filminho + livro !!!)



Chrissa - Uma Lição de Força (An American Girl: Chrissa Stands Strong)
É um filme que aborda um assunto muito legal, atual e relevante na sociedade atual 
'Bullying'
eu estava passando pelos canais da minha TV quando estava começando este filme com tal nome um tanto atrativo, parei para assistir e logo minha família se reuniu para tal.
O Filme conta a história de Chrissa que acaba de se mudar com sua família para Minnesota, então ele entra em uma nova escola no meio do período do ano letivo, e desde a sua chegada ela já começa a ter dificuldades de se enturmar, sofrendo as pressão psicológica de três garotas da sua sala que agindo com preconceito, violência e covardia tornam a vida de todos da escola terrível.
É um filme de idéias fortes, no qual mostra a real forma de manifestação da violência nas escolas, o termo "violência" a princípio não tem qualquer relação com a criminalidade, tampouco com brigas...
trata-se muito mais da questão psicológica, das agressões mentais que algumas crianças exercem nas outras, e que isso pode se evoluir até mesmo para consequências físicas, mas em regra é um dos fatores da evasão escolar, da queda de rendimento educacional da criança, e o nascimento de transtornos da personalidade, que poderá se manifestar de inúmeras formas.

Após assistir este filme, eu que sempre me interessei muito pelo assunto de educação e já tinha comprado o livro 'Mentes perigosas nas ESCOLAS bullying" da Ana Beatriz Barbosa Silva, antecipei ele na minha lista de leituras e aprofundei meu conhecimento em tal assunto...
No livro Ana mostra os tipos de agressores, as reações dos agredidos, os disturbios gerados por tais e as prováveis e eventuais consequências que essas atitudes, preconceito, violência e covardia no ambiente escolar pode provocar na vida da pessoa, não é apenas uma fase e, trata-se de um problema social, no livro a autora busca se ater ao ambiente escolar, mas faz uma breve e superficial noção de como tais atitudes não se restringem a tal.
Lendo o livro pude identificar diversos detalhes retratados no filme, e cheguei a conclusão de que temos que conscientizar que tais condutas não são simples 'brincadeiras' e que fazem as crianças criarem personalidade ou serem mais fortes...isso é pensamento primitivo e arcaico que deve ser afastado para realizar algo efetivo e afastar esta violência silenciosa.
Enfim recomendadíssimo o livro e o filme, pois ambos são claros, objetivos e muito esclarecedores sobre o tema.
O que adorei no livro foi a forma didática que Ana adotou trazendo ao leitor pequenos relatos que demonstram o que explica em abstrato.
Já no filme é que retrata como Chrissa sofre com as 'armações' de suas agressoras e mesmo assim tem receio de sair desta situação tentando lidar com isso sozinha.
FICA A DICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...